Conheça nossa história
A Sociedade Paulista de Medicina de Família e Comunidade foi fundada em 30 de janeiro de 2002, por meio de assembleia geral de constituição.
A fundação da entidade foi fundamental para garantir a defesa e promover a Medicina de Família e Comunidade no Estado de São Paulo, a partir das representações em âmbito municipal, a partir dos representantes locais.
São Paulo é o maior estado em número de médicas e médicos de família e comunidade atuantes em todo o país. Segundo a demografia médica do Conselho Federal de Medicina, divulgada em dezembro de 2020, dos 7.149, 1.228 atuam no estado.
Esse número deve-se a vários fatores. Entre eles, a concentração de escolas de formação em medicina, e também a concentração de postos de trabalho em diversas frentes: saúde pública, suplementar, privada e centros de pesquisas e ensino.
O primeiro evento oficial da APMFC, na época ainda a SPMFC, foi realizado em 2004, nomeado como Encontro Estadual de Medicina de Família e Comunidade, na cidade de Campinas, interior do Estado, com a presença de mais de 45 pessoas. Desse ano até 2021, a Associação se consolidou como organizadora de grandes eventos e congressos sobre a MFC.
O último, Congresso Sudeste de Medicina de Família e Comunidade, contou com a presença de mais de 2000 mil pessoas, em 2018, no Memorial da América Latina, um dos maiores centros de eventos da capital paulista.
A mudança de nome de Sociedade Paulista de Medicina de Família e Comunidade para Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade foi realizada em 2004, durante Assembleia Extraordinária realizada dia 24 de maio do mesmo ano.